Simples resumo sobre " A Utopia" de Thomas More

sábado, 23 de abril de 2011

A Utopia

A Utopia de Thomas Morus abarca inúmeros pontos para análise e comparações dessa alegoria com a sociedade que se configura no século XVI, o autor tem a preocupação de descrever detalhadamente as instituições, os aspectos físicos da ilha e os valores intrínsecos a esta sociedade.

Um primeiro ponto a ser extraído desta grande obra é como se constrói o funcionamento econômico dessa cidade, a agricultura é a principal atividade, o sistema é de cooperação e não há propriedade privada, a divisão do trabalho é um fator muito importante, existe um revezamento das atividades e o trabalha manual não é separado do trabalho intelectual, o sistema de trocas de produtos são feitas nos mercados públicos, pois, não há valorização de metais preciosos, sendo essas as estruturas edificadas para a subsistência das comunidades. No campo das relações políticas, a ideia que Thomas Morus descreve como principal no centro da questão política da comunidade é:

Cada grupo de trinta famílias escolhe, todos os anos, um magistrado, chamado sifogrante, na antiga linguagem, e filarco, na moderna. Encabeçando os dez sifograntes e suas famílias vem aquele que denominavam antigamente denominado de traníbora, e que hoje chamam protofilarco.Os sifogrante – duzentos ao todo – depois de jurarem eleger o melho, designam, por voto secreto, um príncipe escolhido entre quatro candidatos propostos pelo povo: cada quarta parte da cidade aponta um candidato e o recomenda ao senado.(More, Thomas. 1980, p. 32-33)

Um importante fator relatado no capítulo é em relação ao controle populacional basicamente composto pela regulação das taxas de natalidades e os processos migratórios. Um dado que também fica explicito é em relação à presença do Estado, impõem-se uma sociedade altamente regulada onde todas as determinações convergem para o bem comum e nisso ele descreve algumas leis, por exemplo, no que tange aos direitos iguais entre homens e mulheres. A religião principal é cristianismo, mas existem outros tipos de manifestações, Morus deixa claro que em Utopia existe o principio da tolerância religiosa, com isso, ele descreve como é a moral do utopiense.

0 comentários: