EUA apuram ligação de detido em avião com Al-Qaeda

sábado, 26 de dezembro de 2009

As autoridades norte-americanas ainda não deixaram claro se o homem que explodiu um artefato durante um voo de Amsterdã, na Holanda, para Detroit, nos Estados Unidos, é de fato ligado ao Al-Qaeda ou a outro grupo extremista. Ele foi identificado pelas autoridades como Umar Farouk Abdul Mutallad, de 23 anos e origem nigeriana. Abdul Mutallad detonou nessa sexta-feira (25) um pequeno explosivo dentro de um Airbus A-330 da Northwest Airlines, com 278 passageiros, quando o avião já aterrissava em Detroit.

Uma autoridade dos EUA afirmou que o homem disse ter sido instruído pela Al-Qaeda para detonar o avião em solo norte-americano, mas outra autoridade advertiu que tal afirmação não pôde ser imediatamente confirmada e que o homem pode ter agido independentemente, inspirado, mas não especificamente treinado ou sob ordens de grupos terroristas. Abdul Mutallad disse ainda às autoridades que recebeu o artefato no Iêmen.

A Casa Branca qualificou a ação de atentado terrorista e reforçou as medidas de segurança para as viagens aéreas. Também hoje a polícia britânica realizou buscas em vários prédios em Londres, como parte das investigações sobre o incidente. Há informações de que Abdul Mutallab seria estudante da University College London. A polícia não confirmou a informação e não revelou quantos prédios estavam sendo vasculhados.

Em entrevista à rede de TV CNN, o passageiro norte-americano Syed Jafry afirmou que a explosão ocorreu pouco antes de a aeronave pousar no aeroporto de Detroit. "Escutamos o barulho e, segundos depois, vi uma luz seguida de fogo", disse. Sentado a três fileiras de distância de Abdul Mudallah, ele acrescentou que houve pânico apenas nas cadeiras ao redor e alguns passageiros mais distantes sequer perceberam o episódio. As informações são da Associated Press e Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

0 comentários: